top of page

Our Recent Posts

Archive

Tags

São Valentim

  • 11 de fev. de 2019
  • 3 min de leitura

Logo a meio do mês de Janeiro começa-se a ouvir falar do dia dos namorados. Fala-se em presentes, lançam-se edições especiais referentes ao tema e de repente, há sempre alguém que conhecemos a falar do assunto.

Este é uma data comercial, que foi ganhando destaque com o passar do tempo e que, para quem não tem par se torna num dia negativo ou até mesmo de balanço.

São muitos os casais que dão especial atenção a esta data, planeando momentos especiais, algumas vezes de forma a apimentar a relação.

Mas e quando não existe um par? Quando não estamos felizes com a nossa vida amorosa? Quando nos sentimos sozinhos? Quando não temos ninguém com quem partilhar este dia?

Na nossa vida temos várias áreas que valorizamos e que, nos fazem construir de alguma forma planos. Estudamos em prol de uma carreira, trabalhamos de forma a conquistar independência e queremos uma relação sob vista à construção de família.

Ainda que tenhamos planos e ideias definidas, nem sempre as coisas correm como esperamos ou expectámos, sendo a área amorosa uma delas. Seja porque não encontramos o par ideal, porque não estamos emocionalmente disponíveis e/ou porque por várias razões determinada relação não deu certo.

Na maior parte do tempo, lidamos bem com este facto e aceitamos que ainda não chegou o momento ou a pessoa certa. Vamos apostando noutras coisas importantes, seja a nível profissional ou social.

Em fevereiro com a chegada do dia dos namorados, e por esta data ser fortemente comercial, para além dos planos e conversas do nosso grupo social chegam também os anúncios e as campanhas de marketing que chamam a atenção para determinados produtos e que, vêm na sua maioria acompanhadas de fotografias românticas com casais sorridentes e apaixonados.

Isto faz com que, aqueles que não têm par sejam agora confrontados com esta realidade, colocando-se em perspectiva sentido-se desenquadrados do espírito que “se espera” que todos vivam nesse dia. De repente, algumas pessoas sentem-se estranhas por estarem em sítios em que todos parecem apaixonados.

Estes são dias que evidenciam sentimentos de vazio, solidão e tristeza seja para solteiros como também evidenciam a dor de quem está a passar por um desgosto amoroso.

A verdade é que, somos nós que temos o poder de contrariar esta tendência e afastar os sentimentos negativos que de repente nos invadem por estes dias.

Como posso sentir-me menos triste? O que fazer? Existem programas para solteiros? Confira as dicas que tenho para si!

Dicas:

  1. Organize um plano - Se este é um dia que ficar em casa sozinho/a o fará sentir-se triste, organize alguma coisa com amigos. Por norma conhecemos sempre alguém que está na mesma “condição” ou até alguns casais que não comemoram a data. Se quiser, também pode desenhar um plano para fazer sozinho/a, a única regra é sentir-se bem;

  2. Aproveitar o tempo - Há quanto tempo está para ver aquele filme ou série que tanto gosta? Há quanto tempo não tem tempo de qualidade para fazer algo de que gosta? Este pode ser o dia para o fazer, o dia para cuidar de si. Seja em fazer algo que tem andado à adiar ou, para por em prática algumas actividades que gosta mas que não faz (ex: ver um filme, correr, cozinhar, ler, escrever, entre outros);

  3. Cuide de si, mime-se - Esta pode ser mais uma altura em que se coloca em primeiro lugar e satisfaz as suas necessidades. Marque uma massagem relaxante, faça um spa caseiro com um relaxante banho de espuma (há imensos sais que pode utilizar), marquem a ida ao cabeleireiro, enfim, as opções são várias. Se quiser e sentir necessidade, ofereça um presente a si próprio/a, recompense-se;

  4. “refugie-se” de pensamentos negativos - Por vezes estas alturas, levam-nos a pensar em relações passadas, em relações que gostávamos de ter, relembrar momentos ou visualizar fotografias antigas. Isto faz com que fiquemos mais sensíveis;

  5. Não se culpe - Por muito que façamos planos e/ou conhecemos estratégias para ultrapassar este dia, nem sempre é fácil. Se sentir vontade de chorar, se sentir triste e/ou prestes a “desabar” não faz mal, aceite isso. Não faz mal ficarmos tristes, termos vontade de chorar ao relembrar momentos, às vezes “deitar fora” o que nos magoa ajuda. Procure alguém para conversar se assim o entender, um amigo e/ou um familiar

Acima de tudo lembre-se que o dia de S. Valetim é só um dia e ao contrário de tudo aquilo em que vos possam fazer crer, não se sintam excluídos por não estarem “super felizes” e não se sentirem plenamente correspondidos no amor, não estão sozinhos.

1 comentário


Michael Smith
Michael Smith
19 de mai.

Olá! Adorei o artigo, especialmente a parte que desmistifica o funcionamento do "Valentim" na prática. Confesso que, até ler aqui, achava que era algo mais simples, mas ficou claro que há muitas camadas envolvidas, mais do que eu imaginava. Essa explicação foi realmente um divisor de águas para mim, muito esclarecedora mesmo. Fico feliz que você tenha abordado esse ponto com tanta profundidade. Lembrei-me de uma situação minha com algo parecido, e a sua análise fez muito sentido com o que vivi. É exatamente esse o ponto que eu também sentia, mas não conseguia articular tão bem. A forma como você apresentou tudo é direta e muito útil, parabéns pela clareza. Tenho a certeza de que este conteúdo merece ser…


frank

Curtir

 211 317 783 |  919 606 321

Rua Martins Barata Nº5, 1º Direito B.
1400-038
Belém, Lisboa Portugal

  • facebook
  • Instagram ícone social
  • linkedin
  • googlePlaces

© 2015 Copyright All Rights Reserved

bottom of page